STAND UP PADDLE - BOARD AND PADDLE - NEW SPORT

Do know how to surf? if not, it is time to start...

Tem gente que vive com uma prancha rodando pelo mundo em busca de grandes ondas. Quanto maior a onda maior a adrelina, mas só para profissionais.

A nova modalidade que está divertindo a galera é o stand up paddle, o surf com o remo, que na verdade não é tão novo, pois teve seu início na década de 30, utilizada por uma minoria e somente agora vem expandindo pelo mundo. 

O esporte foi iniciado em Hawaii, chegando aos USA na década de 40, pelos beachboys, professores Waikiki, os quais utilizavam suas grandes pranchas e remos de madeira, e em pé tinham maior visibilidade dos alunos.
Em 2000 o boom do Stand Up Paddle iniciou. Antes não se produziam pranchas nem remos para a atividade esportiva, o que foi liderado por Laird Hamilton com materiais inovadores como o EPS - plástico mais rígido e a fibra de carbono, onde se podiam ver nas praias havaianas o zic zac nas ondas com os equipamentos.

Como em todo mundo, o SUP também chegou ao Brasil pelas mãos de Haroldo Ambrósio, Jorge Pacelli e, principalmente, Vitor Marçal –  salva-vidas radicado em Oahu, no Hawaí, que, de férias no Brasil, a convite de Luís Gontier, dizem ter sido o primeiro brasileiro a praticar o esporte em águas brasileiras.

O SUP ganha a cada dia mais adeptos por todo o Brazil e mundo afora, não só pelos atletas, mas por todos aqueles que desejam experimentar um novo esporte, sejam surfistas ou não, por diversão, malhação, não existindo idade certa para o esporte, é um excelente exercicio físico, melhora o equilibrio porque exige ficar em pé sobre a prancha, além da qualidade de vida que o esporte proporciona, e claro, o contato com a natureza.

Com a expansão do SUP, os materiais das pranchas e remos de carborno vêm sendo desenvolvidos pelas grandes empresas, como a BIC SPORTS,  com formatos, tamanhos maiores e materiais mais leves que as pranchas para surfe.

Os preços ainda não são acessíveis a todos as classes, e com o crescimento do esporte espera-se uma redução no valor das pranchas.

A prática do Stand Up Paddle é feita em pé sobre a prancha, com o remo de carbono para se deslocar por onde quiser, podendo ser iniciado deitado na prancha  e joelhos. O SUP pode ser praticado nas ondas com as mesmas manobras do surfe e em águas tranquilas como as dos lagos ou rios.

Não vai faltar lugar para pegar a sua prancha e sair remando por aí...e quem sabe até em uma competição....

Get fit, stand up.


That First Glide - The Stand Up Paddle Movie Trailer

http://paddleboarddirectblog.blogspot.com/



Pics - in Barbados and Vannes - by Soso.
















Comments