Centro histórico de João Pessoa, Hotel Globo


Vamos falar de João Pessoa : ano de fundação: 1585 -  João Pessoa já nasceu cidade e é considerada a 3ª. mais velha do Brasil. 


Para conhecer mais um pouco da história dessa cidade, nada melhor que iniciar o passeio pelo centro histórico, no antigo Hotel Globo, às margens direita do Rio Sanhauá. A vista é um espetáculo e transmite uma paz tamanha, que dá vontade de lá ficar. Esse era o local da cidade onde os magnatas da época se hospedavam. 


Atualmente o Hotel é um centro de informações turisticas e expõe peças antigas de quando em atividade. Paraíba tem muitas histórias para contar, cuja capital já passou por vários nomes, havendo uma nova discussão pelos intelectuais se deve João Pessoa retornar ao nome de Paraíba, que é o mesmo do estado.


O chic da época colonial era morar mais afastado do mar, tendo este apenas como veraneio. A cidade colonial com maior concentração do centro administrativo foi construida mais próximo do rio. O centro tem suas marcas arquitetônicas e ainda perdura algumas casas onde os “poderosos” moravam. Primeiro vieram os portugueses, depois os espanhóis seguidos pelos holandeses que a invadiram descobrindo como se chegava na cidade, pelo rio Sanhauá, que encontra com o mar, pois os recifes por toda sua orla, não permitiam e ainda não permitem a chegada das embarcações, a não ser pelo rio ou da pequena brecha existente que só veio a ser descoberta anos mais tarde.
Depois dos holandeses abarcarem na cidade pela descoberta do rio e expulsar os portugas, permaneceram por 20 anos tendo como forte setor, a exploração da cana de açúcar,  até serem expulsos pelos portugas, que retomaram o domínio e claro para sugar o resto das nossas riquezas.


Centro histórico ao anoitecer, onde acontece programas culturais.



 

Comments