Conjunto de São Francisco, João Pessoa, Paraíba


Na escapada do final de semana, uma visita no conjunto de São Francisco ou Convento de Santo Antônio que é formado pelo Adro, Igreja, Convento e Cruzeiro, localizado na Paraíba, parte histórica da cidade de João Pessoa. O estilo Barroco do monumento é considerado o maior da América latina e foi tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1952. 

O início das obras se deu em 1589 com término em 1788. Serviu de residência  a diretores holandeses (CPCH, 1999) durante a invasão holandesa.

 
Na entrada do grande Adro, o monumento, descrito como belo por sua imponência - Cruzeiro de São Francisco -  único remanescente em João Pessoa (Nóbrega, 1982).

Azuleijos que faz parte das duas muralhas, com painéis representando a paixão de Cristo.
Após o periodo dos franciscanos até 1885, foi tomado pelo império até 1894 e instalado no Convento uma Escola de Aprendizes Marinheiros e um Hospital Militar. Criada a Diocese da Paraíba, o 1º Bispo Dom Adauto de Miranda Henriques, conseguiu reavê-lo com a finalidade de iniciar Seminário e Colégio diocesano. Por 70 anos o convento foi casa de formação sacerdotal. 



Depois, foi local de funcionamento de algumas instituições do Estado e, em 1979, todo o Conjunto foi fechado para restauração. Finalmente, aos 6 de março de 1990, foi reaberto como Centro Cultural de São Francisco (CCSF, 1999). Fonte UFPB.



 










Nesse lugar, havia um santuário que foi danificado pela praga de cupins. O estrago foi tão grande que tornou-se impossível a restauração. O espaço foi preenchido de forma simples, dando um impacto visual para com o restante do conjunto artistico. Nessa mesma ala eram celebradas as missas.Hoje o espaço é aberto para visitas e casamentos.
Pintura do teto.  Já imaginou quanto tempo levou para pintar essa obra prima imensa? Há obras por quase todas as alas.
A beleza artística e seus minuciosos detalhes para se admirar

Local reservado para os celebrantes/bispos, que fica no andar elevado.
De cima, os celebrantes tinham a visão do santuário que foi danificado.

Arquivo onde eram quardados os registros/documentos da igreja, como por exemplo certidão de nascimento, casamento, batismo etc.
Alas dos dormitórios. Cada portinha e sua janela representava um quarto. Vários foram desfeitos. Hoje, expõe arte popular brasileira.
O pombo no teto, o olhar, em qualquer direção parece te seguir mudando de posição, com o como se a imagem girasse em circulos...um mangnifico efeito 3D
Vista do jardim
Visão das sacadas -  ao fundo, a natureza e o rio.
outros


 Pátio interno



Comments

  1. Olá, sabes informações a respeito das visitas ao local? Dias da semana, horários, preços, limite de pessoas? Ficaria grato com qualquer informação.
    Obrigado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,
      Segundo informações do local, não há limites de pessoas, sendo possível por exemplo, um grupo de 20/30 pessoas ou mais.
      horário para visita: domingo e sábado das 9:00 às 14:00 e de segunda a sexta-feira de 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00
      valor da entrada: R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 para estudante e maiores de 65 anos.
      E só chegar e pagar o valor na entrada.
      O fone é 83-3218-4505

      obrigada pela visita no meu blog.

      Soso

      Delete

Post a Comment