Viajando de trem na europa - by Thalys

Na falta do que fazer e bisbilhotando fotos antigas, decidi postar sobre uma pequena viagem de trem na europa.É algo bobo, eu sei, porque todos sabem fazer isso (ou não), mas eu não sabia como funcionava mesmo para chegar na estação, procedimento de ticket etc (sei que tem tudo na internet...), e que talvez, possa auxiliar alguém sem noção feito eu.
O destino final foi Cologne do qual fiz um post. 

Compra do ticket: se o seu destino é Bélgica, Cologne, Amsterdam etc, primeiro compre o ticket pela internet, da forma que melhor lhe convier ou direto no site da THALYS
Se tiveres em Paris e quer dar uma esticada em Amsterdam, por exemplo (3:18hs), pegue qualquer metrô rumo a Gare Du Nord e já sai dentro da estação. Detalhe - se comprou o seu ticket individual, ao passar na catacra dos metrôs em Paris, fique de posse dele, porque podes ser fiscalizado e se não portares o ticket, levarás uma multa.

Descubra a plataforma de onde o seu trem sairá: são por números e  disponibilizados nos painéis dentro da estação, em torno de 20 minutos antes da partida. Identificado, quando o trem chegar, saia praticamente correndo para entrar nele, porque o tempo na estação é super curto, e se não entrou, as portas fecham e você vai ficar lá, sem viajar. O número do vagão e poltrona é especificado no ticket. Não precisa ser exatamente no seu vagão a entrada, principalmente se chegas de última hora, e então, entre na primeira porta aberta do trem e vá andando lá dentro, até chegar naquele indicado na sua passagem. O guardião/fiscal, no meio da viagem, vai pedir o seu ticket para passar aquela máquina de leitura para confirmar/validar os dados. Sem ele, além de pagar o valor do ticket da viagem, ainda terás uma multa elevada. O bom é que não precisa chegar 30 minutes antes para fazer check in como os da TGV. É só entrar no trem com o ticket e pronto.

Compre um lanche antes: Antes da viagem, compre o seu lanchinho para evitar pagar mais caro no bar do trem. Ao lado da Gare Du Nord tem um Subway, e se esquecestes de preparar o de sua preferência, ele salva os estômagos famintos. Dentro do trem, se fores de primeira classe, os lugares são disponibilizados com mesas que servem para você trabalhar/navegar com o seu laptop ou simplesmente ir comendo e apreciando a paisagem - mas não se esqueça de descer do trem quando chegar no destino final.

Se tens alguma dica de como viajar de trem, deixe as informações no comentário, são sempre benvindos.


Comments