Lua cheia + centro de lançamento de foguete

Em plena segunda-feira não dá para ficar planejando muito a vida, a não ser trabalhar e trabalhar. Hoje foi assim, mas sobrou tempo para ver o que rolava nos arredores da pacata vila. 


Enquanto o sol sumia por detrás das dunas, a maré estava alta que não deu para  molhar o pé (é assim que mergulho, só os pés), a turminha do futebol de todos os dias improvisou a pelada - foi bater bola nas dunas da barreira do inferno (centro de lançamento de foguete). Sorte deles que o pessoal da força aérea  tinha acabado de fazer a ronda. Sim, eles proibem até mesmo de andar na praia do lado deles, mas sempre indago: a praia não é da União? se é assim é do povo e a área privada seria apenas a parte de cima - as dunas. Mas adianta falar? não, e aí você apenas obedece. Como todo brasileiro é educado à sua maneira, a turminha invadiu a área para praticar o esporte mais popular da parada - o futebol. 
O mais engraçado é que a proteção com muro e arame farpado é apenas na dividir a rua e a barreira, porque pela praia, não há qualquer proteção, a não ser a placa de aviso para não entrar. Legal mesmo é ver o foguete sendo arremessado, mas até no olhar fica dificil de acompanhar, diante da rapidez.

E a noite caiu. Enquanto voltava da feirinha de frutas da vila, a lua parecia um grande queijo suíço ou dutch, daqueles bem enorme que qualquer ratinho daria pulos de alegria. Pena que eu não estava com a câmera para registrar ela, a exibida da noite e mais linda de todas.
O que consegui, quando cheguei ao local, já suada de andar, foi o brilho com minha pequena câmera sem zoom...obviamente desejei ter uma máquina profissa, com pelo menos 135mm para sair fotogrando tudo pela frente, ainda que bem distante. Com muita força na piruca aindo chego lá.


E eu, na foto sem foco e tremida...até a lua se escondeu...hahaha


Para quem não sabe o que é barreira do inferno, peguei os dados da fonte WIKIPÉDIA.

"O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.
O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.
O centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento. Em março de 2011, a então presidenta Dilma Rousseff passou o carnaval no hotel de trânsito da base, permanecendo isolada, aproveitando a segurança das instalações.[4]
A faixa de praia da base, por estar protegida do acesso do público externo, tornou-se uma importante área de reprodução de tartarugas marinhas, sob a supervisão do Projeto Tamar.

Comments