Praia brasileira - Genipabu, Natal/RN-lixo e beleza

Final de ano chegando – sim estamos quase lá, e muita gente aproveita pra tirar férias ou esticar o feriado de ano novo pra dar aquela escapada básica com roteiros, para muitos, em rumo às praias brasileiras.
O litoral brasileiro é maravilhoso e ninguém duvida disso. O grande problema é a infraestrutura que deixa a desejar em muitos lugares praianos, onde se nota o descaso governamental no incentivo ao turismo ou a falta de fiscalização para se preservar o que é belo e natural.

Vamos começar pelas praias nordestinas (RN), famosas por suas águas mornas, e em algunas lugares, pelas dunas naturais.
Hoje vou falar de Genipabu. O local é um cartão postal da cidade de Natal. Já repararam que as agências de turismo colocam sempre a foto das dunas para mencionar a cidade? Eu já tinha ido lá antes com amigos, cheguei mais a tardinha e amei o pôr do sol, que é um verdadeiro espetáculo. Postei sobre o local aqui.
Então começo a dica...vá mais a tarde ou passe a tarde toda até ver o pôr do sol. Ele não demora muito, se põe por volta das 17:00/17:30 e as 18:00 já é noite.

Domingo fiquei um pouco decepcionada com a praia de Genipabu. Também escolhi o pior dia, porque quase todos, sem exceções, passam o dia lá. Ela estava lotada, uma farofa em outras palavras, onde as pessoas, sem a menor consciência ecológica jogavam na praia sacolas plásticas, copos descartáveis, garrafas, latinhas etc, como se ela fosse o próprio lixão. Não, eu não consigo engolir isso...me dá um nó na garganta e aquela vontade de gritar com um microfone com o som no último volume para que as pessoas recolham o lixo e tenham mais consciência na preservação daquilo que eles apreciam.
 

Tentei tirar umas fotos, mas o sol estava de arrebentar pipoca...é o calor mais a claridade da areia. Pra você ter noção do local aqui vai o tour. 
 
acúmulo de barracas na esquerda das dunas (lado com a visão voltado para o mar)
Pra quem não se importa com o frevor praiano vai gostar de estar no meio e se estender ao sol, comer um camarão, tomar uma cerveja gelada e fazer um monte de coisas nem que seja para rir de si mesmo. 

 

Na foto abaixo tem aviso do IBAMA: proibido subir e descer nas dunas por este local (tem no meio das dunas também). A educação começa por aí...olha o povo no sobe e desce nas escâncaras do proibido. Não adianta placas para brasileiro na luta de se evitar a degradação, porque todos querem admirar a beleza e a comtemplar a visão, mas não querem ajudar na conservação. Tem que ter fiscalização e educação, senão um tratamento de choque.

O local correto para ir ao topo das dunas é ao lado do restaurante. Olha o romantismo do moço, que pra não queimar os pezinhos da amada, ele a carregou nos braços, e no local apropriado. Parabéns pra eles!

Do alto, dá pra ficar assim oh...admirando o mar enquanto toma uma água de côco.
Aqueles que não gostam da muvuca e quer um pouco de conforto depois de apreciar os arredores, a única opção é o restaurante 21. A comida...bom, essa vai para os mais corajosos e fãs de peixes fritos na gordura de todos os dias. Foi o que senti pelo cheiro, mas na fome, deve ficar uma delícia. No cardápio tem várias opções de pratos e petiscos. Fui de bolinho de bacalhau, mas não consegui comer. Bom mesmo é tomar algo já conhecido, apreciar a paisagem e se divertir...até que apareçam os manos com vários colares prateados e dourados, cabelos descoloridos (até aqui é maneiro), com seus celulares no último volume no funk pra galera toda do restaurante e os vizinhos ouvirem, sem direito a contestar que abafou a música ambiente do local.
Do restaurante se tem uma visão de quase tudo...das beldades que passam e posam para as fotos, do mar, das dunas, dos golfinhos....
belezas brasileiras
essas gracinhas ficaram a tarde toda correndo atrás da comida...os peixinhos
vista do lado direito do restaurante 21
A corajosa e guerreira...até que deu uma boa foto e olha como ela é fashion

Teve até cavalgada e passeio de charrete no domingo

 
Para os esportistas, Genipabu é um local para kite surf e windsurfing. Olha os aventureiros do dia que foram velejar...


Tirei essas fotos a partir do restaurante21...estava muito longe e eu sem uma lente poderosa.

Essa é a praia de Genipabu aos domingos e o que encontrarás nela...
Esta sou eu fritando no sol, mas corri para o restaurante...hehehe
 Praia brasileira tem seus defeitos, mas os encantos são maiores. 
lagoa nos arredores ....na maré baixa.
Lembre-se: ao ir a praia, não jogue o lixo na areia nem no mar. Carregue uma sacola pra colocar o lixo e leve-a com você quando partir...e aí então, ao ver uma lixeira, jogue-a DENTRO DELA.

Comments