Plantio de hortaliças - Horta de Pium + cabra preta e seus filhotes

Plantação de hortaliças - muita gente sabe como é, cultiva e faz bonito. Trouxe o assunto à baila, porque achei interessante as hortas de Pium, onde, na simplicidade e com um pouco de dificuldade, às vezes, causadas pela seca (agora tá uma chuvança) eles ainda persistem no plantio para complementar ou ganhar o pão de cada dia e fazer a alegria de quem compra. A primeira que visitei e voltei de sacola cheia foi a fica mais distante. Após a ponte do primeiro rio de Pium, segue reto, depois de uns 5 minutos, vira a esquerda em uma rua de terra e logo está a casa amarela à direita da rua. Tem que indagar onde é a horta, senão passa direto.

Natalia fazendo as escolhas para a colheita - peguei carona com ela e o sr. marido William. Última foto da direita são rúculas nos seus primeiros dias de vida.
O plantio estava triste, precisando de água pra regar. O proprietário reclamou da seca, do açude com águas quase na lama e que iria rezar muito pra chuva chegar logo e salvar as hortaliças. A chuva agora chegou em abundância e imagino que as plantas devem estar vistosas.

esse dia estava um calor de desejar esconder debaixo d'água e não em uma túnica quente
No local havia uma cabra toda preta e brilhosa com 2 filhotinhos iguais a mãe - todos com detalhes no pescoço. Olhando rapidamente parece estar ornada com brincos. Elas já nascem com enfeites natural e fashion..hehehe

ela parece não ter gostado de triar foto...olha o olho de malvada!
O local me fez relembrar a infância na fazenda. A diferença é que ao invés de cabras pretas meu pai tinha carneiros/ovelhas. Em Minas chove em excesso e a horta, que era tarefa das crianças, tinha um tamanho bem acanhado comparado a tais plantios. Meu pai cercava o local com tela fina de forma a evitar a entrada de qualquer animal. O plantio era variado com alface, cenoura, beterraba, repolho, couve, cebolinha e tomate. Havia outros que não me recordo, mas o que mais amava, era plantar alface, pegando as mudinhas e replantando-as nos canteiros para transformar naqueles pés enormes. 

A outra horta de Pium, que fica a direita logo após a travessia do rio, faz o mesmo cultivo com acréscimo de banana, mas nem sempre está disponível a colheita.
alfaces

bananeira com seus cachos de bananas
pimenta

canteiros de coentro
De acordo com os proprietários não há adição de agrotóxico.


Comments

  1. Temos que voltar para buscar mais. Que tal?

    ReplyDelete
  2. oi Natalia...bora la, so marcar que estou dentro...so não posso hj, pq estou super atarefada.

    ReplyDelete

Post a Comment