Europa: de Portugal a Espanha de ônibus. Mérida, o teatro e anfiteatro romanos mais conservados do mundo

Depois de uma curta temporada em Lisboa, foi hora de iniciar o tour de ônibus, com partida para  Espanha as 7 da matina. Ainda era escuro. Antes de chegar a Madri,  uma parada para almoço em Mérida, na província de Estremadura. Ela foi fundada pelos romanos no ano 25  a.c.. Os soldados aposentados, após méritos nas guerras que acabaram no ano 476 d.c. escolheram a cidade para viver. Foi uma das cidades mais importantes durante a ocupação romana, tida como capital da Península Ibérica. A partir do século  VIII, os muçulmanos vieram a ocupá-la.

O governo central da Espanha é Madri, permanecendo os estados independentes em alguns pontos. Em 1993, Mérida passou a ser patrimônio da humanidade por haver monumentos romanos bem conservados, como o teatro e anfiteatro romanos, com área fechada dentro de um parque. É um museu ao ar livre onde se paga um valor na entrada (12,00 euros).
A cidade foi construída para a família dos militares. Era uma espécie de vida social da época.

No séc IV, Constantino, o Grande,  oficializou a religião cristã, tornando-a como a grande religião na europa romana. Oficializada a religião, os teatros acabaram com suas missões de representação líricas e foram fechados, porque os cristãos achavam que não eram apropriados. Com essa mentalidade, mandaram  sepultar o teatro de Mérida com areia, ficando as partes mais altas descobertas. Conta a lenda, que  ficaram 7 cadeiras onde os governadores muçulmanos tomavam suas decisões para governar Mérida durante a ocupação. Posteriormente, foram escavados no local e descoberto pelos arqueólogos o grande teatro e anfiteatro, os quais foram limpos e abertos ao público como museu. Face a sepultura feita de areia, o teatro é o mais conservado do mundo da era romana.

Ao lado do teatro fica o museu nacional de arte romana. A cidade é tranquila, possui apenas 60 mil habitantes e é visitada por  muitos turistas face as joias romanas existentes no local. É uma espécie de  parada obrigatória para apreciar a história.

Gastronomia: paella é típica de Valência, litoral leste,  mas há em toda Espanha. Frios e bacon - presunto ou jamon em espanhol, é a carne fria da perna do porco e típica local. Há várias qualidades e preços.  A diferenciação do Jamon normal para o Ibérico, é que aquele tem muita gordura proveniente do porco criado no chiqueiro/preso. Os demais, chamados ibéricos, ficam livres, ou seja, são criados soltos, onde a carne é melhor, porque se alimentam de frutos de árvores. São os chamados jamon ibéricos. A dica é este jamon.

Há ainda choriços e salsichão, pata negra (máxima qualidade) ou lomos. São carnes frias e típicas da Espanha. Há queijos curados ou semicurados de ovelhas. Se queres experimentar os frios, peça por  exemplo, tapa de queijos ou jamon. É uma dica para beliscar. No interior, a carne é indicada para refeição. Eu comi carne no almoço e amei o sabor. Há também, para os dias mais quentes, sopa fria com carpaccio. Para quase tudo servem pães para acompanhar. Peça azeite e faça iguais a eles, lambuzem o pão antes de comer.

Em Madri, se queres comer jamon, o local indicado pela a guia foi o Museu de Jamon. É cheio de jamones pendurados. Já no sul/beiramar são tapas de peixes e mariscos a indicação. Apesar de Madri estar centralizado, a melhor opção é peixe. A título de curiosidade, Calles é a cidade mais antiga da Espanha, com 1100 a.c.


ps: informações foram através da guia. Enquanto se achatava o culote dentro do ônibus, ela falava sobre a história de seu país.
Agora as fotos do teatro e anfiteatro....

presta atenção na coluna de mármore branco...olhando a olho nu é lindo
área do jardim
o museu que fica ao lado
a cidade de Mérida...dei umas uma voltinhas por lá e quase tudo estava fechado...só os turistas que lá passavam para visitar o teatro se faziam presentes...parece que o povo dorme o dia todo...fecha o comércio as 14h e abre as 18h, quando abre.
a melhor carne de todos os tempos...
 o trenzinho para dar um giro pela cidade
O tour foi feito em torno de 2 horas e logo em seguida seguimos para Madri com chegada por volta das 18:30...E foi só o primeiro dia hein? Atualmente cheguei ao fim da viagem de ônibus. Voltei para Paris (sim, voltei porque já passei aqui antes nesse tour...de ônibus!). Minhas malas já estão quase prontas para partir rumo ao Brasil. Os posts de todo tour irei colocando aos poucos para quem tiver a curiosidade como são os famosos pacotes terrestres europeus ou aqueles que incluem passagens e que são ofertados no Brasil.
Até o próximo post, que será Madri.

Comments