Praia e orla brasileira, beleza e encanto


Que o Brasil possui um litoral extenso de norte a sul é fato, mas que ele não é bem divulgado no mundo do turismo e super mal aproveitado é ato. Sim, um ato que dependeria da ação dos governantes, mas um fato que nós, brasileiros, já não contamos com essa boa vontade. Difícil imaginar quão bela é a orla brasileira e ao mesmo tempo mal cuidada e mal protegida. Muitos constroem praticamente dentro do mar, não dão direito de passagem aos banhistas quando, constitucionalmente, praia e orla marinha são patrimônios da União  e portanto, de uso do povo.
No final do ano resolvi clicar fotos do telefone, na falta de outro equipamento potente, da janela do avião enquanto sobrevoava o nordeste, Bahia sentido Rio Grande do Norte. É uma beleza tropical sem igual.
olha a extensão dessa orla...
vista chegando em Natal/RN


Se há encanto olhando por cima, em solo firme digo que ele aumenta e surpreende. Brasil tem praias para todos os gostos. No nordeste com águas mornas e no sudeste e sul com águas frias. Cada região possui sua beleza específica, muito embora praia seja sempre praia.



Eu particularmente gosto de praias calmas, sem muvuca, mas tem gente que ama o burburinho gritante de todas as vozes, em diferentes tons jogados ao vento sem parar, sem falar daqueles que ligam o som do telefone, do rádio etc para que todos além dele, ouça o péssimo gosto de música .kkkk. A praia de cotovelo é uma das que mais me agrada  na maré baixa. Perfeita para fazer caminhadas e dar um mergulho. Em baixa estação é quase praticamente você e o mar, o mar e você.
fotos tiradas no último dia do ano de 2013 e estava toda essa calmaria




sentar nesse bar e admirar a paisagem enquanto toma uma geladinha é um programa que amo, ainda que só. Olha o movimento do dia primeiro de janeiro...perfeita não?
Quando falo de praia organizada, direito de passagem e aproveitamento da orla a favor do povo, tomo como exemplo algumas das praias na Flórida. Vejam as fotos abaixo e me diga se não é um exemplo.
Essa orla tem muro para não deixar a areia sujar a calçada. Em cada saída ou entrada da praia tem uma ducha e torneira nessa parte maior para os turistas sairem limpos e sem areia. Em frente ao calçadão tem estacionamento sem flanelinhas exploradores, e depois vem as avenidas de acesso para depois, os magnatas construirem suas casas ou os empreendedores fazerem os seus arranhas céus.

do lado de dentro - após o murinho divisório, praias limpas, bancos e mesas, lugares para churrasco e muitas, muitas lixeiras.
essa é Miami Beach que, antes da praia (a praia não é tão bela) tem área protegida com o zig zag do calçadão para o povo ter o direito de acesso à praia e se exercitar.
Ou preferes uma praia mais agitadinha? 

praia de Genipabu/RN

Comments