As ondas gigantes em Maui, Hawaii x esportes

Todo mundo já ouviu falar das ondas do Havaí, que são grandes e perfeitas para o surf. E surfista é o que mais tem, e como tem. A primeira semana que aqui cheguei não botei fé. Achei o mar meio pacato, sem as tais ondas. E de repente, essa semana, a surpresa chegou e ficou o dia inteiro. Os monstros do Hawaii ...elas, as ondas!
photo by OMAUI.COM

E por que monstro? Até para profissional ondas grandes são perigosas. Agora imagine para amador? Água por si só já é sinal de perigo. Ela é traiçoeira. Te arrasta no inesperado para o mar. No rio, te leva. Na lagoa, te suga para o fundo. Assistir ondas gigantes dá medo, agora imagine quem sente na pele, fica ali debaixo do paredão sem saber no que fazer? Com prancha pequena é um desafio para os surfistas enfrentarem as ondas, acertar o momento exato para a adrenalina e não ser esmagado pela força das águas. Imaginou do lado de cá como seria com uma prancha grande? Não, não tem espaço. Ficaria sem controle, senão difícil de dominar o equipamento e as ondas ao mesmo tempo. Então, não tente brincar com as ondas gigantes. Fique do lado de fora  e assista o espetáculo em terra firme. 
photo retirada da internet...era tipo isso que se via...
Eu estava ali, no dia certo, no momento exato e sem câmera decente. Então não pude registrar as ondas na sua plenitude. Elas vinham em séries e depois um pouco de bonança. 

Sem zoom suficiente as fotos ficaram péssimas e dá a sensação que as ondas estavam pequenas...mas não se engane...eram gigantes.
Fiquei com o coração na mão só em assistir. Prefiro mesmo um mar calmo, onde as pessoas possam praticar o esporte sem risco de vida. Para quem gosta, SUP é uma boa opção em Maui, quando o mar não está só para os peixes e ainda de leva, pega-se ondas longas e presencia um maravilhoso por do sol.
situação de quem se enganou com as ondas...a coisa foi feia...na sequência de 3 monstros seguidos, sair do mar foi tipo milagre.
os surfistas na espera das ondas..parecem pontinhos soltos ao mar...

Para os amantes do stand up paddle boarding as ondas médias a pequenas (excluam as gigantes babies) são as mais perfeitas para o esporte. Não parece menos divertido. Ou vai querer brincar com monstros?!
SUP em ondas pequenas

dá para se divertir...as ondas aqui começam assim...e depois ....ai...pode vir um perigo...kkkk


A melhor parte de uma praia havaiana é assistir ao pôr do sol. Isso não se tem dúvida. A natureza e suas maravilhas sem fim. Não me canso, nunca quero, enquanto vida existir!

Xoxo.

Comments