Gramado: o lago negro, as ruas da cidade e a cachoeira do Caracol em Canela

Eu morava ali, quase do lado do Rio Grande do Sul, digamos que por toda a vida e nunca havia esticado as canelas para uma visita a Gramado e Canela. E ai que, após passar a maior parte do tempo no Rio Grande do Norte, eu resolvi visitar o Sul.kkkk. Peguei uma promoção boa da GOL - amo uma promo, e então, achei que havia chegado a hora de conhecer esse lugar que todos falam tanto. 

Me surpreendi com a cidade. Tão linda, organizada, motoristas educados que param para o pedestre assim que ele toca o pé na faixa, bancos nas calçadas, flores/jardins, organização que enfeita a cidade e faz a gente pensar que está na Alemanha ou simplesmente idealiza que era assim que sonhava ser toda cidade, seja ela pequena ou grande. E aí você começa a imaginar: por que as cidades do resto desse Brasil não podem pegar o exemplo de Gramado? Os políticos deveriam impor regras em todas as cidades e fazê-las belas. Não significa que a população tenha que gastar dinheiro para trocar as fachadas das residências, mas impor, ao construir, regras próprias e um pouco de decor no ato de construir. Não se gasta tanto assim ter uma fachada bela aos olhos. A prefeitura de cada cidade deveria ainda se basear que o pedestre precisa de calçadas para andar e não as ruas. Estas são para os veículos. Alô prefeitos do Rio Grande do Norte e resto desse brasuca, aprendam com o sul.


Uma das avenidas principais


os bancos na calçada. São ótimos para as pernas idosas que não suportam andar muito sem descansar, tipo as minhas.
aqui reside o mundo do chocolate ou dos coelhos...kkkk...era so festa pois estava a uma semana da páscoa.



a noite em Gramado parece cidade dos sonhos
onde acontece o festival de Gramado...


o pôr do sol com a visão das casas parece ficar mais belo, ainda que visto apenas o reflexo da luz
tem o lago negro....lindo...perfeito para passar o dia se exercitando ou fazendo nada.

E Canela, que está ali do lado de Gramado tem a cachoeira e mil e uma atividade para fazer. Tem até estação de ski para os apaixonados, parque dos dinossauros e muito mais.
não se preocupe...tem bondinho que te leva até o ponto mais próximo da cachoeira.

Não fui a todos os lugares que gostaria, pois uma gripe avassaladora me pegou. Mas não é lindo esse lugar?

Comments