Viagem: de Lisboa a Porto de trem


Para quem vai a Lisboa e depois a Porto, uma forma econômica de chegar a esta cidade é via térrea, mediante trem. A estação ferroviária Santa Apolonia, ao norte de Lisboa é a principal. O acesso é fácil devido ao metrô. Ao lado dessa estação ferroviária os navios se atracam para embarque e desembarque facilitando ainda, a vida daqueles que fazem cruzeiro. É chegar e correr para a estação, pegar o metrô para um passeio na cidade e aproveitar o dia. Tudo muito prático. Há ainda aqueles ônibus sightseeing - hop-on hop-off - o vermelhão da foto acima, onde paga-se um preço fixo para andar o dia todo (chega-se a determinado ponto, desce, explora o local e depois aguarda o próximo busão e continua o tour).

Voltando ao assunto - trem de Lisboa para Porto, eu comprei o ticket antecipadamente pela internet, mas não indico. Dá para comprar na hora onde o atendente irá explicar melhor os trens que fazem o percurso. Há o que vai direto com direito a internet e o que vai parando. O site da empresa é péssimo e confuso. Eu jurava por exemplo, que estava adquirindo o trem direto, só que não. Chegando lá é que o funcionário do guichê explicou que iria parando no percurso com embarque e desembarque de passageiros. Em todo caso, o trem foi até rápido (em torno de 2:40h) e ainda tinha internet, apesar do funcionário dizer que não teria acesso. Eles são em torno de 24,30€ (Intercidades) a 30,30€ (Alfapendular). Comprei o ticket até a estação central de Porto - São Bento, só que o trem vai apenas até a estação Campanha. Na confusão, desci ali mesmo (até porque todos descem) e fui comprar o ticket para pegar o metrô até a estação próxima ao local onde aluguei o apart. Prático e eficiente. No início achei confuso a aquisição do ticket. Eu me atrapalho com as máquinas..rs. Compra-se o ticket do metrô observando para onde irás, pois é por região. Antes de adentrar na estação (no trem) há uma espécie de "pequeno poste" (kkk...não sei o nome daquilo) com leitor e é ali que passarás o seu cartão para não correr o risco de encontrar um fiscal dentro do metrô e levar uma multa por falta de leitura. O barato pode sair caro.


Pelo caminho entre Lisboa e Porto encontrarás obras antigas e abandonadas de dar dó.


Na foto acima a estação de Campanha onde se deve descer, comprar o ticket do metrô (no site diz que se tem direito com a passagem a usar o metrô para chegar ao destino). Na dúvida comprei o ticket to metrô que custou menos de 2 euros e fui até a estação 24 Agosto. Uma quadra já estava na porta da estadia.

Depois de ver como funciona bem o transporte público em Portugal fiquei pensando no Brasil. E deu tristeza. Só isso que tenho a declarar, pois se és brasileiro ou não, entendestes bem o que quis dizer.

Comments